Ouça a melhor Web Rádio


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Troca de músicas pelo LimeWire é suspensa por decisão judicial


A juíza federal dos Estados Unidos, Kimba Woods, aceitou o pedido da indústria fonográfica e considerou o LimeWire, um dos maiores programas de troca de arquivos via Internet, culpado de violação de direitos autorais e suspendeu suas atividades.

O argumento usado por Woods é que a LimeWire causou intencionalmente a "violação em escala maciça" de milhares de obras. Por isto concedeu uma liminar que obriga a empresa a desabilitar a "funcionalidade de busca, download, upload, troca e/ou distribuição de arquivos". Segundo a juíza, os prejuízos causados são "assustadores" e provavelmente não tem como serem ressarcidos pela empresa.

A LimeWire, fundada por Mark Gordon no ano de 2000, divulgou um comunicado no qual se disse decepcionada com a decisão e revelou que a liminar permite que a empresa teste um novo serviço no qual usuários adquiram canções de gravadoras independentes. Segundo a empresa, a ideia é negociar acordos com as grandes gravadoras antes que este serviço seja inaugurado.

De acordo com a RIAA, as vendas de música nos Estados Unidos caiu quase a metade entre 1999 a 2009, indo de US$ 14,5 bilhões a US$ 7,7 bilhões.

Fonte: pop.com.br