Ouça a melhor Web Rádio


domingo, 11 de dezembro de 2011

No Rio, Ben Harper encerra turnê com Vanessa da Mata

Ben Harper segura firme o microfone, enche o peito, deixa as artérias do pescoço saltarem e explode em um verso cheio de sentimento. Ele é assim, canta com o coração. E essa foi a única característica permanente entre as 20 músicas que ele tocou para o público do Rio na noite deste sábado (10), no HSBC Arena, encerrando a turnê brasileira.

Todo o resto varia. São canções que vão do rock pesado a baladas alegres, do carisma do pop, do reggae e da surf music às profundezas do blues e do gospel. Após cantar Suzie Blue, com um arranjo nostálgico que faz parecer uma canção pré-Elvis, Ben Harper disse que a mistura é intencional e agradeceu ao público por prestigiar. "Obrigado por serem tão bravos musicalmente. É muito difícil juntar tudo isso que fazemos e vocês fazem essa conexão. A busca dessa variedade de estilos em uma coisa só tem sido um objetivo na minha vida", disse.

A conexão foi feita não com tanto entusiasmo durante as músicas mais novas, como Number With no Name eDon´t Give Up on Me Now. O público do Rio estava mais receptivo aos hits antigos. Diamonds on the Inside eShe's Only Happy in the Sun foram duas das mais celebradas. Harper não economizou em rifes e solos pesados em sua tradicional "guitarra de colo". No interlúdio de Glory&Consequence, o cantor encaixou trechos extensos de Jeremy, do Pearl Jam. Outra banda homenageada foi Queen. A versão de Harper para Under Pressure fez o público dançar.

O set acústico, com Waiting on an Angel, Two Hands of a Prayer, Another Lonely Day e Walk Away também foi um dos pontos altos, onde o californiano encarou a plateia só com voz e violão. O potencial instrumental da banda foi mostrado em Vein in Vain e Lay there and Hate Me, com solos de tirar o fôlego do baterista Jordan Richardson e dedilhadas pulsantes do baixista Jesse Ingalls.

Para o final, Harper chamou Vanessa da Mata ao palco e elogiou a voz da brasileira. Vanessa subiu emocionada. "É muita generosidade", disse, e pediu que o público cantasse com ela. A parceria dos dois, Boa Sorte, gravada em 2007, estava na ponta da língua e Ben Harper se despediu do Brasil ouvindo a plateia cantar em português.

Em oito dias, a turnê passou por cinco capitais brasileiras: Porto Alegre (3), Florianópolis (4), Belo Horizonte (6), São Paulo (9) e Rio de Janeiro (10), encerrando sua passagem pelo Brasil em 2011.

Confira a set list:

Better Way (2006)
Glory & Consequence (1997)
Up to you now (2009)
Number with no name (2009)
Faded (1997)
Happy in the sun (2002)
Suzie Blue (1999)
Vein in vain (não lançada)
Lay There and Hate Me (2009)
Rock and Roll is free (2011)
Fly one time (2009)
Diamonds on the inside (2003)
Waiting on an angel (1994)
Two hands of a prayer (1999)
Another lonely day (1995)
Walk away (1994)
Under pressure (Queen/David Bowie)
Don't give up on me now (2011)
Better than I deserve (não lançada)
Boa sorte (com Vanessa da Mata)

A banda
Jason Mozersky (Guitarra)
Jesse Ingalls (Baixo)
Jordan Richardson (Bateria)
Justin Pate (teclados)
Fonte: terra.com.br